Após um concurso internacional, o Museu do Holocausto de Montreal (MHM) selecionou os escritórios de arquitetura KPMB Architects e Daoust Lestage Lizotte Stecker Architecture para projetar o novo edifício do museu no centro da cidade. Localizado na Av. St-Laurent, o museu tem inauguração prevista para 2025. O MHM escolheu mudar sua localização atual em resposta à crescente demanda por seus programas educacionais, que abordam temas importantes como o Holocausto, genocídio e direitos humanos. O novo edifício terá vários espaços de exposição, salas de aula, um auditório, um jardim memorial e uma sala dedicada a testemunhos de sobreviventes.
O projeto brilhante conseguiu criar um espaço de arquitetura poderosa respeitoso e sensível à difícil história do Holocausto e seu legado de direitos humanos que serão transmitidos dentro de suas paredes. - Daniel Amar, diretor executivo do MHM
Ao investir em um edifício projetado para criar espaços de aprendizado, ação e união, a instituição espera ter um impacto mais amplo no estímulo ao combate de todas as formas de ódio e perseguição nas comunidades em todo o Canadá. O museu é dedicado a educar pessoas de todas as idades e origens sobre o holocausto e as ameaças de antissemitismo, racismo, ódio e indiferença. Para arrecadar dinheiro para o projeto, o Museu lançou a campanha de arrecadação de fundos Give Voice, que arrecadou US$ 82 milhões dos US$ 90 milhões do projeto, com contribuições de instituições como Heritage Canada, Ministère de la Culture et des Communications du Québec e Azrieli Foundation.
O projeto, escolhido entre as 32 propostas recebidas na primeira etapa da competição arquitetônica, é assinado pelos escritórios de arquitetura KPMB Architects e Daoust Lestage Lizotte Stecker Architecture. A KPMB, um escritório internacional do Canadá, está envolvida em vários projetos culturais. O escritório concluiu a expansão da Galeria de Arte de Ottawa e a Universidade de Lethbridge Science Commons, e venceu o concurso para projetar a Galeria de Arte da Nova Escócia. Daoust Lestage Lizotte Stecker Architecture é um escritório de arquitetura fundado em 1988, envolvido nas áreas de arquitetura, paisagismo e urbanismo. Em 2016, Renée Daoust e Réal Lestage foram premiados com o Prix Ernest-Cormier, a mais alta distinção concedida pelo Governo de Québec nas áreas de Arquitetura e Design.